04/06/2007

"Verde Vale das Termas"




Integração 2: “Verde Vale das Termas”
Parque de Santo Amaro da Imperatriz
TRILHA/DIVERSÃO/ÁGUAS TERMAIS/CHURRASQUINHO



Conhecida como o Verde Vale das Termas, Santo Amaro da Imperatriz é a primeira estância hidromineral do País. Rica em natureza, cenários, paisagens, turismo de aventura e, claro, águas termo minerais.
Situada nas encostas do Parque da Serra do Tabuleiro, Santo Amaro da Imperatriz possui diversas cachoeiras; mas a atividade de turismo de aventura mais praticada é o rafting no Rio Cubatão.
Estas águas termais foram descobertas em 1809 e, em 1812 algumas garrafas de água foram levadas à Corte. Em 1813 o Governo Imperial soube que os habitantes da região se utilizavam dessas águas para a cura e alívio de doenças, e logo mandou um destacamento policial para guardar o local; porém, em 30 de outubro de 1814 um grupo de índios atacou a palhoça dos militares e dizimou o destacamento. Somente em 1818 as fontes foram retomadas dos índios e em 1844 a Imperatriz Tereza Cristina remeteu verba para a construção de uma casa com 10 alcovas para a hospedagem de doentes, e por este motivo a Assembléia Provincial denominou as fontes como “Caldas da Imperatriz”.
Em outubro de 1845 o Imperador D.Pedro II e a Imperatriz Da.Tereza Cristina foram visitar as Caldas e mandaram construir um amplo prédio colonial com banheiras de mármore de Carrara, onde atualmente funciona o Hotel Caldas da Imperatriz, que oferece banhos termais aos hóspedes nas mesmas banheiras ainda conservadas ali.

Dia 3 de junho, domingo realizamos o Passeio estudo de integração do Projeto Monitoria.
Os alunos foram acompanhados pelas Coordenadoras Rosimar e Andréia, muitos familiares também participaram.
O local é muito bonito com águas termais e cachoeira.