25/05/2009

Linux Educacional 3.0




Já foi instalado o Linux educacional 3.0 na SI, o novo Soltware vem com aplicativos diferentes, mas a novidade é que o Audacity que não estva rodando no Linux 2.0, rodará na nova versão. Outra novidade é o navegador Firefox.

Vamos ver como se comportará e os avanços que teremos.

Sobre o Linux Educacional 3.0
Características Técnicas:

Baseado no Kubuntu 8.04
Suporte de Idiomas: Português
Núcleo do Sistema: Linux Ubuntu 2.6.24-22-generic
Ambiente Gráfico: Kde 3.5.10
Programas Instalados
Ferramentas de Produtividade:

BrOffice.org 2.4.1

Apresentação Eletrônica (Impress)
Banco de Dados (Base)
Desenho Vetorial (Draw)
Planilha Eletrônica (Calc)
Processador de Texto (Writer)

Visualizador de Arquivos PDF (KPDF)
Gráficos

Gerenciador de Fotos (digikam)
Programa de Captura de Tela (Ksnapchot)
Programa de Digitalização & OCR (Kooka)
Programa de Pintura (Kolourpaint)
Internet

Navegador Web (Firefox 3.0)
Multimídia

Editor de Audio(Audacity)
Editor de Vídeo (Kdenlive)
Gravação de CD/DVD (K3b)
Reprodutor Multimídia (VLC)
Programas Educacionais

Kdeedu

Linguagem Logo (Kturtle)
Tabela periódica do elementos (kalzium)
Planetário Virtual (Kstars)
Treinamento em Geografia (Kgeography)
Aprender Alfabeto (Klettres)
Estudo das Formas Verbais do Espanhol (Kverbos)
Ferramenta de referência/estudo do japonês (Kiten)
Jogo de Forca (KhangMan)
Jogo de ordenação de letras (Kanagram)
Revisor de latim (Klatin)
Desenho de funções matemáticas (kmplot)
Exercício com frações (Kbruch)
Exercícios de porcentagens (Kpercentage)
Geometria Interativa (Klg)
Desenho (Tux paint)
Editor de Testes e exames (Keduca)
Jogo Simon Diz (blinKen)
Treinador de vocabulário (KwordQuiz)
Treinador de vocabulário (KvocTrain)
Tutor de Digitação (Ktouch)
Ferramenta de Busca

Barra Superior (EduBar)
Ferramentas de Acesso a Conteúdos (FBEdu)

(Fonte:http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/pagns/sobre_le.php)

08/05/2009

Projetos em andamento

Vários projetos encontran-se em andamento na SI

Língua Portuguesa
Folclore 6ª série
Mistérios 7ª série,
Sarau Poético 8ª série
Geografia
Internacionalização 7ª série, Sistema Solar 5ª série

Ciências
Alimentos (7ª série)

Artes

Atistas Catarinenses Conceituados (6ª série)

Postarei loguinho os lincks de material utilizado pelos professores e as produções dos alunos como também o resultado (avaliação)
Aguardem


Conhecer para Aprender
Blog da 4ª série 41 e 42 Professora Sarita

Conhecer para Aprender 2
Blog da 4ª série Professora Iara

Mães

As terceiras e segundas séries das professoras Márcia e Roseane e utilizaram o espaço da sala em uma dinâmica diferente, utilizando do Data Show e internet (youtube) assistindo a o vídeo "o sequestro das mães " de Mauricio de Souza.

O vídeo é de curta duração. acessível aos pequenos e imagens bem definidas.
A garota adorou, a sensação era de cinema.

Querendo ver o vídeo acesse
www.youtube.com/watch?v=fnmxdgegm54

04/05/2009

Sala depois da Reforma



Durante o período de Greve dos Servidores Municipais, aproveitei para dar uma cara nova na sala, para combinar com computadores novos.
Confira as foto e sinta-se a vontade para uma visita, aliás quinta-feira dia 30 de abril apareceu aqui fazendo uma visita (rapidinha) foi Roberto Carlos do NTE.

Internacinalização da Amazônia

Este assunto vem sendo discutidos com o Professor Carlos Otávio com as sétimas séries 70 e 71.
Partindo da discussão em sala do texto, os alunos em grupo na sala informatizada pesquisa (livre de escolhas) os lugares sugeridos pelo Senador de internacionalização mundial como por exemplo o museu do Louvre em Paris.

Abaixo segue o texto para quem quiser estar por dentro

Internacionalização da amazônia


Durante debate recente em uma Universidade, nos Estados Unidos, o ex-governador do Distrito Federal e ex-Ministro da Educação, Senador Cristovam Buarque, foi questionadosobre o que pensava da internacionalização da Amazônia. O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um humanista e não de um brasileiro. Segundo Cristóvão, foi a primeira vez que um debatedor determinou a ótica humanista como o ponto de partida para a sua resposta:
De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso. Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a Humanidade. Se a Amazônia, sob uma óptica humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço. Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um País.
Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação. Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas a França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano.
Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural amazônico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um País. Não faz muito, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.
Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a Humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade,com sua beleza específica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro. Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil. Nos seus debates, os atuais candidatos a presidência dos EUA tem defendido a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de comer e de ir a escola. Internacionalizemos as Crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazônia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver. Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa.
Só nossa ! "