20/11/2009

"Chácara Rio Matias com as oitavas





"Pula Corda"



Estamos chegando ao encerramento de mais um projeto em Educação Física. Foram necessários quase três meses para concluirmos esta atividade.



A turma foi dividadida em grupos de 6 pelo professor Zalmir. Apresentaram 6 diferentes maneiras de utilizar a corda na educação física. Com muita criatividade os grupos apresentaram na quadra.


Um pouco da história da corda

A corda acompanha há séculos a evolução da civilização e da tecnologia. Permitiu a construção do Coliseu de Roma, a decoração da Capela Sistina, a conquista do K2 e a exploração dos abismos. Entretanto, dificilmente a encontramos citada entre as grandes invenções que revolucionaram a história da humanidade, como a roda ou a escrita.
Um lugar no topo da classificação lhe seria de direito, uma vez que sem a corda, desde tempos remotos, tudo teria sido muito mais difícil: capturar e domesticar animais, navegar, transportar mercadorias, levantar pesos.
Um pouco mais da história da corda
As primeiras cordas rudimentares de que se tem conhecimento, feitas com fibras e pele, remontam a quase 20 mil anos atrás. Foram, porém, os antigos egípcios , como demonstram algumas inscrições feitas nas tumbas dos faraós, a realizar cordas que, em muitos aspectos eram similares às atuais, compostas a partir de fibras do papiro trabalhado e trançado ao redor de um bastão. Foi justamente ao longo do Nilo que se desenvolveram também as primeiras e importantes aplicações mecânicas das cordas, que com grande probabilidade foram determinantes na construção das pirâmides. Em outras civilizações, da América à Ásia, recorreram a tendões e intestinos de animais, crina de cavalo, folhas e arbustos da bétula, do zimbro e do salgueiro, e mesmo de cabelos humanos.
As cordas eram, então, instrumentos indispensáveis não só em terra mas sobretudo a bordo dos barcos. Sem as cordas a história da navegação teria parado nas canoas escavadas em troncos de arvores.
Em 1830, o sisal, uma fibra que se obtêm de uma planta tropical, o agave, veio a substituir o cânhamo nas aplicações náuticas. O algodão, fornecia cordas melhores para serem manuseadas, enquanto o sisal, mais econômicas. Mas a verdadeira revolução se deu nos 900, com a introdução dos materiais sintéticos, derivados do petróleo ou do carvão.
A partir daí as cordas se tornaram, cada vez mais, um item de concentração de tecnologia, capazes de absorver violentas solicitações resistir à abrasão e aos agentes químicos e atmosféricos.
Pular corda
Pular corda é excelente para o condicionamento cardiovascular e para a coordenação. E pode ser usado especificamente para o condicionamento para a corrida, já que melhora a elevação do joelho e a volta da passada,por exemplo”. Se for feita corretamente não á impacto nem risco de lesões” completa enquanto pula levemente saindo do chão somente o suficiente para que a corda passe debaixo de seus pés”. Pular corda é útil em todos os esportes.
Pular corda é um exercício intenso. Para quem está começando, uma boa dica é intercalar a atividade física com intervalos de descanso.
Depois que você dominar as técnicas básicas, pular corda se transforma num exercício de criatividade, misturar diferentes movimentos de perna, alterar saltos, inventar novas formas de pular, comesse com movimentos leves para se aquecer e depois alterne em intervalos mais rápidos e mais lentos. Duram até 30 minutos.